A gestão democrática têm se destacado
como tema das discussões acerca da modernização do sistema de ensino, tendo em
vista que o modelo atual de gestão escolar visa não apenas a descentralização
do “poder”, mas, também procura despertar nos membros da comunidade,
especialmente nos estudantes, o valor da organização e da disciplina coletiva,
tornando-as uma prática educativa para a autonomia do aluno.
Uma gestão
democrática incentiva a participação mais efetiva de alunos e professores no
dia-a-dia das escolas. Temos como referência Gadotti (1994, p.2) ao afirmar que
“o aluno aprende apenas quando se torna sujeito da sua aprendizagem”.
O modelo democrático de gestão, a comunidade escolar compreende seu papel
social, seus direitos e deveres, se sentindo parte da escola, já que terá
autonomia para fornecer contribuições em relação às tomadas de decisões,
através da construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico e como os
gestores dessas instituições devem atuar dividindo o trabalho coletivamente,
deixando de ser o centro do poder e exercendo um trabalho em equipe baseando-se
num conceito de autoridade compartilhada, sendo eleitos por voto direto da
comunidade. Eleições para diretores é uma ferramenta muito importante em uma
escola que busca a sua democratização.